O PIX é o novo serviço do Banco Central para transferências bancária que acontece em até dez segundos e pode ser feita 24h por dia 7 dias por semana.

O PIX vem para facilitar os pagamentos e surge como alternativa para competir com as formas de pagamentos feitas com cartão usando a maquina de intermediadoras como cielo e pag seguro.
O Pix faz parte do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), que foi estabelecido pelo comunicado nº 32.927, de 21 de dezembro de de 2018 do Banco Central do Brasil (BACEN) e depois atualizado pelo comunicado n° 34.085 de 28 de agosto de 2019.
o pré cadastro já começou nos aplicativos dos bancos, e visa permitir a facilidade através de uma chave de sua preferência, podendo ser CPF, data de nascimento ou outras diversas. Junto com a facilidade os especialistas preveem que o perigo de cair em golpes pode aumentar devido a velocidade do serviço que inclusive tende a se popularizar por ser gratuito para pessoa física.
O PIX tem estrutura de funcionamento semelhante ao blockchain, porém é controlado e regulamentado pelo Banco Central, tendo seu pagamento através da moeda oficial do Brasil, o Real, assim como a zona de pagamento único do Euro. As buscas no google pelo tema fim do DOC/TED está entre os assuntos mais procurados e abre espaço para novas start ups, bem como tem movimentado as ações dos principais Bancos que estão preocupados em diminuir suas margens de lucro.