O DIA EM QUE MUDEI O MINDSET

Relembro que neste dia estava trabalhando duro em mais uma viagem de assistência hospitalar na região amazônica, ao pensar e conversar com os colegas sobre assuntos de vida, me dei conta de, que com 36 anos ainda não tinha qualquer noção de que quando me aposentasse não teria aonde morar, uma casa, ainda estava pagando um carro que comprei usado e parcelei em 48 vezes e devia no cartão de crédito, cheque especial e mais contas que nem sabia ao certo. Como fui educado só para gastar e trabalhar de novo( como 99.0% da população brasileira), minha vida estava boa e confortável na minha cabeça, a posição de conforto parecia a melhor possível e ai… de repente me perguntei “vou morrer assim?” foi quando tomei uma importante decisão em minha vida. Adquirir educação financeira. E falando assim parece ofensivo pensar que era uma pessoa mal-educada, mas era para ser assim mesmo, pois ser mal-educado financeiramente, ofende muitos, ninguém gosta que alguém fale isso. Deveriam agradecer por abrir-lhes os olhos mas so percebemos o quão gratos devemos ser quando nos educamos financeiramente. A mudança é dolorosa e exige um esforço diário, pois conceitos básicos como renda passiva e taxa Selic são nada mais que palavrões para a maioria das pessoas. No meu caso, a fome de informação me dominou de tal forma que em pouco tempo adquiri um volume grande de informação que precisou de tempo para ser assimilado, através de vídeos, áudios, livros lidos, e conversas com pessoa que sabem mais do que nós, o que é uma benção, pois os amigos que edificam, nos fazem crescer, e nada melhor do aprender com que já fez. Como isso era difícil, naquela época, posso dizer com franqueza que aprendi quase tudo primeiro fazendo, tipo:

  1. Renegociar a conta de celular;
  2. Cancelar assinatura que não usava;
  3. Mudar a cesta de serviços do banco;
  4. Pedir desconto a vista em compras;
  5. Pesquisar e esperar o melhor preço dos itens que não são essenciais;
  6. Abrir contar em corretora de investimentos;
  7. Abrir conta em banco digital;
  8. Não perder tempo em geral, seja em pesquisas muito demoradas sem economia real, assistir filmes e séries que não nos fazer crescer, realizar atividade física periódica, pois com a saúde em dia, podemos trabalhar mais e melhor, orar e obedecer a Deus, agradecer pelo trabalho e ter calma naquilo que não se pode alterar.

Em aproximadamente um mês fiz mudança radical em mindset, porém comecei com simplicidade depositando modestos 10 reais na poupança, isso me fez bem e até hoje comemoro pequenas conquistas, como comprar um item a vista, sem parcelar e pagar juros. Seja lá o que fizerem primeiro para mudar, comecem! Verão que o caminho é longo mas que no  decorrer premia os pacientes.

https://youtu.be/qu4C8EIR4b0

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s